Prefácio

O mundo cresceu nos últimos anos?

“Não, a realidade dos outros países, cidades e pessoas é que agora estão ao nosso alcance com velocidade e qualidade nunca antes possíveis.”

Isso significa que podemos aprender o que quisermos, não mais obedecendo ao que os meios de comunicação não interativos selecionam para nós. Mas para que algo seja aprendido, alguém tem que ensinar. Como eu aprendi muita coisa na internet e defendo sua democratização e liberdade de expressão dos usuários (contanto que não ofendam os direitos de outras pessoas), resolvi colaborar com algo que eu sei – ao menos mais do que um bom número de pessoas, claro.

Esta apostila é resultado de um aprendizado lento e progressivo ao qual fui submetido, mas também de pesquisas que realizei por conta própria e de dificuldades que experimentei tanto como aluno quanto como professor. Ela não é
completa nem aborda todas as dificuldades do ensino e aprendizagem da língua francesa: é apenas uma tentativa de trazer aos interessados desprovidos de recursos financeiros um mínimo de conhecimento para que progridam no idioma.

Assim sendo, você pode usar esse material à vontade, seja para dar aula, seja para estudar sozinho. Pode passar para quem quiser e até mesmo escrever sugerindo
correções.

Fábio Lucas Pierini

AUTOR DE AVANGARDIX